São Paulo recebe a partir desta quinta-feira o 3º Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Cidade foi escolhida para sediar o evento devido à importância do tema para a política nacional dessas práticas no país

A trajetória de uma das maiores experiências em Atenção Primária à Saúde (APS) no mundo e os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e recursos terapêuticos serão discutidos no 3º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics) que, devido à pandemia de Covid-19, será realizado de forma virtual a partir desta quinta-feira (2), até o próximo dia 7. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), participa com outras entidades na promoção e organização deste evento.

Neste ano, o congresso tem como tema “A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPic) no Sistema Único de Saúde (SUS): diálogos entre pesquisa, ensino e cuidado em saúde”. Além de palestras, serão apresentados trabalhos científicos cujos resumos serão publicados em anais e experiências exitosas em Pics das cinco macrorregiões do Brasil, sob curadoria do IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin).

Para participar do evento, basta realizar a inscrição por meio do site: https://www.3congrepics.com.br/

Pics na rede municipal de saúde

De forma gratuita e acessível, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Pics, tem oferecido à população, há 20 anos, exercícios e tratamentos complementares nas 388 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e em outros equipamentos públicos da cidade.

Essas práticas atuam diretamente na prevenção de danos à integridade física ou mental do indivíduo, além da promoção e recuperação da saúde, ampliando as ações e os serviços de toda a rede de atenção do SUS. Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

Entre outras modalidades, são consideradas Pics a medicina tradicional chinesa (que inclui acupuntura, fitoterapia, dietoterapia, práticas corporais e meditativas), homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais, ayuverda (medicina indiana), medicina antroposófica, termalismo e crenoterapia, naturopatia, ioga, shantala, dança circular, reiki, arteterapia, musicoterapia, quiropraxia, osteopatia e terapia comunitária.