Saúde reforça cuidados necessários durante o período de clima seco na capital

Baixa umidade do ar pode intensificar problemas respiratórios; saiba como se prevenir

Com o aumento da temperatura previsto para a cidade de São Paulo a partir dos próximos dias, tendo máxima de até 31ºC no domingo (5), os índices de umidade relativa do ar caem de forma significativa.

Por isso, os cuidados durante o tempo seco devem ser reforçados. Com a queda da umidade e a poluição do ar, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que pode intensificar problemas respiratórios e até sangramentos nasais.

Um copo de vidro transparente está no centro da imagem. À esquerda, está uma garrafa de água de plástico derramando o líquido no copo.

Beber água durante o período de clima seco é fundamental para a saúde (Foto: Divulgação)

Cuidados durante o clima seco

Durante esse período, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda utilizar soro fisiológico para manter as narinas hidratadas e amenizar o ressecamento da mucosa nasal provocado pela queda da qualidade do ar.

Alguns hábitos em casa também ajudam a diminuir o desenvolvimento de problemas respiratórios, como preferir cortinas leves que possam ser lavadas mais facilmente, usar panos úmidos para a limpeza do ambiente, de modo que as vassouras sejam evitadas, além da colocação de bacias com água em áreas da casa.

LEIA TAMBÉM: Fique alerta para o aumento de alergias respiratórias durante o inverno

Outras dicas importantes para o período de baixa umidade do ar são aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, evitar exposição prolongada aos ambientes com ar-condicionado ou aquecedores e evitar a prática de exercícios físicos entre às 10h e às 17h.

Em caso de problemas respiratórios, vale procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).