Capital aplicará doses adicionais exclusivamente com imunizante da Pfizer

Cidade recebe nesta quarta-feira (15) novo lote da vacina, com 344 mil doses

Está prevista para esta quarta-feira (15) a chegada de 344 mil doses da vacina da Pfizer. Com isso, os idosos com mais de 85 anos de idade passam a receber a dose adicional exclusivamente com esse imunizante.

Estão elegíveis para receber a dose de reforço todos os vacinados com segunda dose há mais de seis meses. O objetivo é garantir proteção adicional à população mais vulnerável ao novo coronavírus, em especial à variante delta, predominante no município.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera que todas as vacinas aplicadas na cidade de São Paulo foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Intercambialidade
Qualquer pessoa que deveria ter tomado a segunda dose de AstraZeneca e ainda não completou o esquema vacinal também poderá comparecer a um dos postos de vacinação para receber o imunizante da Pfizer.

Essa medida excepcional e emergencial se deve à indisponibilidade momentânea das vacinas de AstraZeneca. O município aguarda a entrega de novos lotes do imunizante pelo Ministério da Saúde. Cabe salientar que é segura e eficaz a combinação dos dois tipos de vacinas.

A recomendação é para que a população acompanhe pela plataforma De Olho na Fila a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes.

Toda a rede estará aberta para a imunização do público elegível para primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA). Os idosos devem comparecer a um dos postos de vacinação do município com o comprovante de vacinação, documento com foto e comprovante de residência na capital.

Com relação aos pacientes acamados em domicílio, a vacinação é feita pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do usuário. A vacinação dos idosos acontecerá com a vacina que estiver disponível nos postos de saúde. Os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e população indígena aldeada na cidade de São Paulo também serão vacinados pela SMS nestes locais.


Toda a rede de postos de vacinação na capital encontra-se operante e a lista completa de locais pode ser encontrada na página Vacina Sampa.