Saúde convoca idosos acima de 80 anos e pessoas com doença imunossupressora para receber a dose adicional da vacina antiCovid

Dose de reforço pode ser aplicada em qualquer posto de imunização da capital

A vacinação contra Covid-19 na cidade de São Paulo segue nesta quarta-feira (22). Estão funcionando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, que operam das 8h às 17h.

Podem receber a dose adicional (DA) da vacina idosos com mais de 80 anos, que tenham recebido dose única (DU) ou segunda dose (D2) há pelo menos seis meses. Os idosos acamados podem receber a dose em casa, aplicada pela equipe da UBS de referência.

LEIA TAMBÉM: Capital alcança 70% dos adultos vacinados com segunda dose ou dose única

Pessoas com mais de 18 anos com alto grau de imunossupressão também podem receber a dose de reforço, desde que a dose única ou segunda dose tenha sido aplicada há pelo menos 28 dias.

Além disso, estão aptos para vacinação as pessoas com mais de 18 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose (D1).

Foto de vacinação. À esquerda da imagem, uma profissional de saúde vestindo avental branco, touca de proteção nos cabelos pretos e máscara branca está de costas. Ela aplica a dose da vacina em uma mulher que está ao seu lado, à direita da imagem. A moça está de costas, veste uma blusa vermelha e tem cabelos castanhos em tamanho médio.

Capital promove aplicação de dose adicional da vacina antiCovid nesta quarta-feira (22) (Foto: Edson Hatakeyama)

O que levar

Quem precisa receber a D1 deve apresentar documento de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo. Pessoas que devem receber a DA precisam levar também o cartão de vacinação contra Covid-19.

Vale lembrar que os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável para receber a dose. Caso o acompanhamento não seja possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Para evitar aglomerações, é recomendado consultar o site De Olho na Fila e conferir a movimentação nas unidades antes de realizar o deslocamento. A página também informa onde encontrar os imunizantes para aplicação da D2.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL
22 de setembro (quarta-feira)
Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
UBSs: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços podem ser consultados na página Vacina Sampa.