Evento comemora 50º aniversário do Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo

Ciclo de palestras on-line será realizado na próxima terça (28) pela plataforma Teams

O Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realiza na próxima terça-feira (28) o evento de comemoração dos 50 anos de fundação do Centro de Controle de Intoxicações da cidade de São Paulo (CCI-SP), voltado para estudantes e profissionais de saúde e demais pessoas com interesse pelo tema.

Para participar do evento, que ocorre das 8h às 11h pela plataforma da Microsoft Teams, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível na página do PMPCI

Ao todo, serão oito palestras com duração em torno de 15 a 20 minutos, nas quais especialistas abordam os mais variados assuntos acerca de intoxicações, dentre eles a história da Assistência das Intoxicações na cidade de São Paulo; como prestar assistência ao paciente intoxicado; intoxicações exógenas no âmbito nacional, entre outros.

Fundado no dia 27 de setembro de 1971, o Centro de Controle de Intoxicações tem como objetivo prestar atendimento toxicológico aos pacientes admitidos na emergência do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya.

Além disso, o CCI disponibiliza à população orientação sobre toxicidade de produtos químicos e a prevenção dos agravos à saúde causados por estas substâncias, e também fornece informação toxicológica aos profissionais de saúde para diagnóstico e tratamento de casos pelo telefone: (11) 5012 5311 e pelo serviço 0800 771 3733.

50 anos de fundação do Centro de Controle de Intoxicações

Evento on-line - 28 de setembro (terça-feira), das 8h às 11h

Inscrições: formulário disponível na página do PMPCI

Programação

8h - "Abertura", com Paulo Tenório de Cerqueira Neto, coordenador do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações.

8h15 - "A Coordenadoria de Vigilância em Saúde, no âmbito das Intoxicações Exógenas", com Luiz Artur Vieira Caldeira, coordenador da Covisa.

8h30 - "O Centro de Controle de Intoxicações: A história da Assistência das Intoxicações na cidade de São Paulo", com Darciléa Alves do Amaral, coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações (1983 a 2010).

8h50 - "O Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações: Da assistência a vigilância das Intoxicações na cidade de São Paulo", com Edna Maria Miello Hernandez, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (2010-2017).

9h10 - "A Assistência ao Paciente Intoxicado: a experiência clínica no atendimento às intoxicações", com Dr. Eryberto Tabosa do Egito, coordenador do Centro de Controle de Intoxicações.

9h30 - "As Intoxicações Exógenas no âmbito nacional", com Debora Bandeira, consultora técnica MS/OPAS no Ministério da Saúde.

10h10 - "O papel da Abracit na representatividade das CIATox nacionais", com Jaqueline Fernanda Weber, presidente da Abracit (2021-2022).

10h30 - "O diagnóstivo Laboratorial toxicológico nas Urgências e Emergências", com José Eduardo Aguiar Betterncourt, farmacêutico - Laboratório de Análises Toxicológicas-PMSP.

10h50 - "Encerramento", com Paulo Tenório de Cerqueira Neto, coordenador do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações.