Primeira versão do Plano Municipal de Saúde recebe comentários até domingo (26)

Documento está disponível para consulta na plataforma Participe+, população pode e deve opinar sobre as políticas públicas para os próximos anos na capital paulista

A primeira versão do Plano Municipal de Saúde (PMS) para os anos de 2022 a 2025 na cidade de São Paulo está pronta e até o próximo domingo (26), a população pode consultar e opinar sobre o documento norteará as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. A consulta pública pode ser feita na plataforma Participe+, onde os cidadãos também podem deixar opiniões sobre o conteúdo.

A participação da população nesta etapa é fundamental para que sejam feitas contribuições antes do fechamento do documento final, que será no dia 30 de setembro.

Nesta versão preliminar do documento, estão as diretrizes, objetivos, metas e indicadores propostos pelas áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a cidade nos próximos quatro anos.

Etapas

A primeira etapa do novo PMS foi destinada para que população fizesse sugestões de melhorias para a região onde mora, no âmbito de cada subprefeitura.

As sugestões enviadas foram analisadas e priorizadas pelas áreas técnicas, considerando o planejamento, o tempo de implantação, os recursos financeiros e demais critérios que definem a viabilidade. As melhores propostas retornaram à plataforma para votação popular na terceira etapa.

Em seguida, os conselhos de saúde das Supervisões Técnicas de Saúde de cada região avaliaram as solicitações apresentadas pela população, elegendo assim 15 prioridades. As propostas foram submetidas à votação popular e cinco propostas foram escolhidas por subprefeitura.

A versão disponível para consulta pública ainda não contempla as propostas da população, apenas do conteúdo produzido pelas áreas técnicas para apreciação do público. Por fim, todos os conteúdos serão unificados na versão final do documento que será entregue para o Conselho Municipal de Saúde no dia 30 de setembro.