Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo completa 50 anos nesta segunda (27)

Evento comemora 50º aniversário do CCI-SP com ciclo de palestras on-line para todos os interessados

A grande ocorrência de acidentes toxicológicos em crianças e as dificuldades no atendimento desses casos devido à falta de informações específicas para tratamento, observadas em 1960 pelo médico Samuel Schvarstman, pediatra do Hospital das Clínicas de São Paulo foi uma grande motivação para implementação do Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI-SP).

Fundado em 27 de setembro de 1971 e com uma equipe composta por médicos e enfermeiros, o CCI-SP presta atendimento toxicológico aos pacientes admitidos na emergência do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya e funciona em sistema de plantão 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além disso, o Centro também disponibiliza informação toxicológica aos profissionais de saúde para diagnóstico e tratamento de casos e orientação à população sobre toxicidade de produtos químicos e a prevenção dos agravos à saúde causados por estas substâncias. O atendimento é feito pelo telefone: (11) 5012 5311 e pelo serviço 0800 771 3733.

Em uma bancada de mármore aparece uma mão com luva colocando gotas de alguma substância em um papel. Ao lado, há uma caixa cheia de vidros escuros com substâncias.

 Pesquisas e atendimento à população fazem parte de rotina do CCI há 50 anos (Foto: Divulgação)

Embora esteja localizado em São Paulo, o atendimento telefônico está disponível para qualquer pessoa ou profissional de saúde que necessite do serviço, independentemente da sua localização geográfica.

Dados

Na última década, no período entre 2010 e 2020, as intoxicações com maior número de atendimentos realizados pelo Centro de Controle de Intoxicações foram:

• Medicamentos – 38.808 (48% dos atendimentos);
• Produtos de Limpeza Doméstica – 9.607 (12%);
• Abuso de Drogas – 9.589 (12%).

Como o CCI-SP está localizado em uma região que se emenda com outros municípios da grande São Paulo, os dados de atendimento telefônico da cidade de São Paulo e demais localidades se somam.

Em uma mesa branca há diversos medicamentos antigos guardados pelo Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo.

O laboratório fica no Jabaquara e guarda relíquias como esses medicamentos antigos (Foto: Divulgação)

Evento

Em comemoração aos 50 anos do CCI-SP, o Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realiza na nesta terça-feira (28) um ciclo de palestras on-line voltado para estudantes e profissionais de saúde e demais pessoas com interesse pelo tema.

O evento será das 8h às 11h pela plataforma da Microsoft Teams. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível na página do PMPCI. 

50 anos de fundação do Centro de Controle de Intoxicações

Evento on-line - 28 de setembro (terça-feira), das 8h às 11h

Inscrições: formulário disponível na página do PMPCI.

Programação

8h - "Abertura", com Maiara Martininghi, diretora do DVE/SMS-SP e Paulo Tenório de Cerqueira Neto, coordenador do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações.

8h10 - "A importância do Centro de Controle de Intoxicações, integrado a Rede de Assistência Hospitalar", com Patrícia de Souza Castro, coordenadora de Assistência Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

8h20 - "O Centro de Controle de Intoxicações: A história da Assistência das Intoxicações na cidade de São Paulo", com Darciléa Alves do Amaral, coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações (1983 a 2010).

8h40 - "O Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações: Da assistência a vigilância das Intoxicações na cidade de São Paulo", com Edna Maria Miello Hernandez, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações (2010-2017).

9h - "A Assistência ao Paciente Intoxicado: a experiência clínica no atendimento às intoxicações", com Dr. Eryberto Tabosa do Egito, coordenador do Centro de Controle de Intoxicações.

9h20 - "As Intoxicações Exógenas no âmbito nacional, uma visão abrangente", com Daniela Buosi Rohlfs, diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.

9h40 - "As Intoxicações Exógenas no âmbito do estado de São Paulo", com Eliane Gandolfi, coordenadora do Núcleo de Toxicovigilância do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo

10h - "O papel da Abracit na representatividade das CIATox nacionais", com Jaqueline Fernanda Weber, presidente da Abracit (2021-2022).

10h20 - "O diagnóstivo Laboratorial toxicológico nas Urgências e Emergências", com José Eduardo Aguiar Betterncourt, farmacêutico - Laboratório de Análises Toxicológicas- PMSP.

10h40 - "Encerramento", com Paulo Tenório de Cerqueira Neto, coordenador do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Intoxicações.