Evento on-line aborda serviços municipais para pessoas surdas e com deficiência auditiva

Live será nesta quarta-feira (29), às 19h; saiba detalhes sobre a programação

A cidade de São Paulo tem mais de 810 mil pessoas vivendo com alguma deficiência, sendo mais de 120 mil surdas, que já nasceram sem a capacidade de ouvir, e cidadãos com deficiência auditiva, que adquiriram em algum momento da vida. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no final de 2017.

Na capital, o atendimento às pessoas com deficiência é realizado nos 32 Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em 15 dessas unidades, a rede também oferece atendimento aos cidadãos com suspeita ou confirmação de deficiência auditiva, com diagnóstico, seleção e fornecimento do aparelho auditivo, além de terapia fonoaudiológica e o acompanhamento dos pacientes.

Neste mês, a luta por mais visibilidade e inclusão das pessoas surdas é representada pela campanha Setembro Azul. Como parte desta campanha e ainda em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado neste último domingo (26), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza na próxima quarta-feira (29), às 19h, a live SMPED na Ativa: “Setembro surdo: avanços e desafios da comunidade surda”.

LEIA TAMBÉM: Paraoficina Móvel fecha o mês de setembro nas zonas norte e leste

A transmissão, pelo Facebook e canal do YouTube da SMPED, aborda os serviços municipais para pessoas surdas e com deficiência auditiva. O evento terá a presença do secretário adjunto surdo da SMPED, Vinícius Schaefer, além dos seguintes convidados:

  • Nayara Rodrigues, arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras, mãe, performer, co-fundadora do grupo Ramarias e contadora de histórias no Grupo Êba);
  • Gabriel Isaac, design gráfico surdo, criador de conteúdo nas redes sociais que produz os conteúdos pela comunidade surda, além do conteúdo online, ministra palestras em eventos e atua como tradutor e intérprete em shows online de grandes nomes da música;
  • Sylvia Lia, doutoranda surda em linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP e atualmente é professora de libras da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
  • Sandro Santos, professor de Libras, ator e estudante de direito surdo.

Acessibilidade
Administrada pela SMPED, a Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço de intermediação em português e Libras por vídeo chamada. Os cidadãos podem baixar o aplicativo "CIL - SMPED", disponível para Android, iOS e computadores, para que os equipamentos municipais e servidores públicos possam atendê-los com interpretação em tempo real.

À esquerda da imagem, está uma parte da página inicial do portal da Saúde, com ícones do De Olho na Fila, e-saúde e Agenda Fácil. À direita da imagem, está o personagem Hugo, usando calça jeans, camisa azul com o símbolo da prefeitura e óculos.
Portais da Prefeitura possuem tradução para surdos ou pessoas com deficiência auditiva (Foto: Reprodução)

Além disso, a Prefeitura de São Paulo também preza pela acessibilidade digital com uma parceria com o aplicativo Hand Talk para que surdos e pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso ao conteúdo de todos os portais das secretarias municipais e subprefeituras, em libras. Basta clicar no ícone de acessibilidade em azul ao lado direito da página e selecionar o texto com o cursor do mouse para que o intérprete Hugo faça a tradução.

Serviço - Setembro Surdo: avanços e desafios da comunidade surda
Data: 29 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Transmissão pelo Facebook e YouTube inclusaosp