Hábitos saudáveis preservam o coração

Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável são dicas para evitar doenças cardiovasculares

Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pelo menos, 400 mil dessas pessoas morrem por ano em decorrência de algum problema no coração. Os números correspondem a 30% de todas as mortes no Brasil.

Com dados tão significativos, fica ainda mais nítida a importância de cuidar da saúde cardíaca. Neste 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a necessidade de manter hábitos saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares, preservar a saúde do coração e garantir uma melhor qualidade de vida.

No centro de um céu azul limpo, está uma nuvem em formato de coração branco.

Alguns hábitos são essenciais para preservar a saúde do coração (Foto: Divulgação)

Cuidados devem virar rotina

Para cuidar da saúde do coração, é fundamental criar o hábito de praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável com controle do colesterol e buscar sempre reduzir o estresse.

Além disso, também é importante fazer exames de rotina para verificar a saúde cardíaca. O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares possibilita resultados melhores dos tratamentos e um controle mais rígido das doenças.

LEIA TAMBÉM: UPA Mooca é entregue com capacidade para mais de 11 mil atendimentos por mês

Webinar “Saúde do Coração”

Nesta quarta-feira (29), em comemoração à data especial, a SBC e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) promovem o webinar “Saúde do Coração”.

A ação, que aborda os temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares, terá transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Conasems, às 15h.