Com capacidade para 2 mil consultas mensais, UBS Santa Cruz inicia atendimento

A 469ª Unidade Básica de Saúde da capital deverá beneficiar mais de 130 mil pessoas na região sudeste

A cidade de São Paulo passa a contar com 469 Unidades Básicas de Saúde, com o início da operação da nova UBS Santa Cruz, na Vila Mariana. O equipamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o atendimento à população nesta sexta-feira, 1º de outubro, com capacidade para realizar mais de 2 mil consultas por mês e atender mais de 130 mil pessoas da região sudeste da capital.

Foto de UBS. No centro da imagem, está uma construção azul de dois andares, sendo que o térreo tem uma área externa coberta por um telhado branco, onde estão cadeiras pretas. Quatro pessoas estão do lado de fora.

A nova UBS fica na rua Santa Cruz, na Vila Mariana (Foto: Alexandre Moreira/SMS)

Além das consultas, a nova UBS irá oferecer serviços de exames laboratoriais, farmácia, vacinação, testagem rápida, acolhimento, procedimentos diversos como curativos, retirada de pontos, coleta de papanicolau, implantação de dispositivo intrauterino (DIU), bem como realizar encaminhamentos para atenção especializada e visitas domiciliares.

Foto de recepção. No cômodo, há uma mesa de recepção coberta por um vidro com bordas pretas. Uma pessoa está atrás, atendendo uma mulher, que está sentada em frente ao vidro. Ao lado dela, tem três fileiras de cadeiras verdes.

A unidade tem capacidade para mais de 2 mil consultas por mês (Foto: Alexandre Moreira/SMS)

A UBS Santa Cruz será uma unidade mista, com modalidade de atendimento tradicional, composta por clínica médica, pediátrica e ginecológica, além de Estratégia Saúde da Família (ESF), com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que realizam visitas domiciliares. A UBS contará ainda com nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, entre outros. Serão 63 profissionais ao todo.

Foto de corredor. No corredor da UBS, estão duas pessoas encostadas em uma das paredes. Em frente à essas pessoas, está uma cadeira de rodas vazia. Ao lado deles, tem uma porta de consultório fechada. No canto direito da imagem, uma mulher está parada de costas.

Além de consultas, a unidade nova também vai oferecer diversos serviços de exames (Foto: Alexandre Moreira/SMS)

A unidade também manterá o atendimento de clínica médica e ginecologia, enfermagem, psicologia e serviço social, a 800 pacientes que eram acompanhados pelo Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), de gestão estadual, que funcionava no local. Para a área de pneumologia, os pacientes menores de 60 anos de idade passarão a ser assistidos pela Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Flávio Gianotti, no Ipiranga, e os maiores de 60 anos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Sudeste.

Serviço:
UBS Santa Cruz

Endereço: rua Santa Cruz, 1.191, Vila Mariana
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h