Saúde incentiva adoção de mais de 200 animais à espera de um lar

Processo de adoção da Cosap é iniciado de forma online e o candidato pode acessar fotos dos pets disponíveis

Até a próxima sexta-feira (8), a população da cidade de São Paulo pode conhecer e dar um lar para um dos 229 animais que estão disponíveis para adoção na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Ao todo, são 138 cães, 84 gatos, cinco cavalos e dois porcos esperando por uma família.

Durante este período, a Cosap também aborda temas para conscientizar as pessoas no momento da adoção, como a importância da castração e da guarda responsável.

LEIA TAMBÉM: Benção e vacinação antirrábica na Cosap para celebrar o Dia Mundial dos Animais

“A expectativa é que nessa semana a gente consiga trazer o público que está olhando esta ação para olhar pelos nossos animais. Quem sabe os animais que estão aqui há tanto tempo possam ter a oportunidade de ter uma família em um lar com amor”, comenta Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Na imagem há um gato laranja de frente deitado dentro de um túnel de panos coloridos. Por fora o túnel de brinquedo é azul e rosa com bolinhas, e por dentro é amarelo.

Os animais que estão para adoção são castrados, vacinados e vermifugados (Foto: Alexandre Moreira)

Como funciona a adoção

Por causa da pandemia da Covid-19, a visitação aos animais que estão para adoção está suspensa. Mas para quem deseja adotar um pet, o primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156, onde a pessoa pode encontrar uma galeria com imagens e informações sobre os animais disponíveis.

O próximo passo é preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor possa conhecer o animal e levá-lo para casa. O tutor deverá levar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para os gatos.

Além disso, o candidato precisa apresentar RG e CPF, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 26,50.

Vale ressaltar que os animais disponíveis para adoção estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Serviço
Adoção na Cosap

Dias 5, 6, 7 e 8 de outubro de 2021
Confira os animais disponíveis.