Projeto PrEP na Rua vai a Itaquera e Barra Funda nesta semana

Saúde apresenta forma de prevenção ao HIV em evento na Praça Brasil da Cohab II, zona leste, na quinta (7); na sexta (8) é a vez da Praça Pascoal Martins, na zona oeste

Nesta semana, o Projeto PrEP na Rua vai da zona leste à zona oeste da cidade de São Paulo. Na próxima quinta-feira (7), a equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará, das 18h às 21h, na Praça Brasil, no Conjunto José Bonifácio - Cohab II de Itaquera. A iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV fora das unidades de saúde será feita após um luau realizado todo mês no local. No dia seguinte, sexta (8), no mesmo horário, o projeto estará na zona oeste na Praça Pascoal Martins, na Barra Funda.

Além da PrEP, estará disponível no local o teste rápido para HIV, bem como camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes no evento.

“O objetivo do Projeto PrEP na Rua é oferecer essa forma de prevenção onde algumas populações mais vulneráveis ao HIV costumam frequentar, simplificando o acesso e retirando barreiras”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

A PrEP é um dos fatores responsáveis pela queda nos números de novos casos de HIV na cidade de São Paulo nos últimos três anos. Disponível no SUS desde janeiro de 2018, tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

Segundo dados SMS, até o dia 10 de setembro, 14.180 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil.

O que é preciso para iniciar a PrEP?

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

 

Serviço:

PrEP na Rua – Itaquera e Barra Funda

O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante

Quando: Quinta-feira, 7 de outubro, das 18h às 21h
Onde: Praça Brasil - Av. Nagib Farah Maluf, s/n - Conj. Res. José Bonifácio, Cohab II Itaquera

Quando: Sexta-feira, 8 de outubro, das 18h às 21h
Onde: Praça Pascoal Martins, 54, Barra Funda