Reação natural do organismo, estresse contribui para os transtornos mentais

Fatores de risco para a saúde integral podem ganhar alívio com práticas integrativas e atividades relaxantes

Ter uma alimentação saudável. Praticar atividade física regularmente. Reservar um tempo para relaxar. Manter o bom humor e o pensamento positivo.

Só em pensar que não conseguimos fazer essas coisas que parecem tão simples já nos deixa ansiosos, estressados, e até com a sensação de que a exaustão se instalou no nosso corpo e mente.

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando estamos em situações perigo, ameaça ou de adaptação a novas situações. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta provocando alterações físicas e emocionais.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Neste 10 de outubro, Dia da Internacional das Saúde Mental, a OMS (Organização Mundial da Saúde) chama a atenção para o fato de haver milhares pessoas no mundo que não têm acesso a cuidados para problemas mentais e emocionais, agravados de forma global pela pandemia da Covid-19. O tema deste ano propõe fazer da saúde mental uma realidade para todos.

Na definição da OMS, os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

No contexto atual, qualquer pessoa está suscetível e entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão.

Há tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles. O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços de tratamento e apoio social é fundamental.

Na capital paulista, as 469 Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o acolhimento, diagnóstico e encaminhamento aos Caps, os Centros de Atenção Psicossocial da rede municipal.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também oferece as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Muitas destas práticas são abordadas no Saúde Zen, programa do canal do Youtube da SMS. Para este domingo em meio a uma emenda de feriado, separamos três episódios para você aliviar as tensões e o estresse e enquanto conhece um pouco mais sobre as Pics.

Meditar faz bem para a ansiedade?

 

 Como fazer automassagem em casa 

 

Aprenda a fazer três escalda-pés que mudarão o seu dia!