Vem aí o Dia V Multivacinação para crianças e adolescentes

A vacinação é uma das formas de promover saúde e bem-estar na infância

Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo lembra que saúde é um direito fundamental na vida de meninos e meninas.

Toda criança e adolescente tem o direito de passar por consultas regulares ao médico, ter atendimento prioritário em casos de urgência e emergência e ser vacinada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Vale lembrar que a capital participa de uma iniciativa para atualizar a caderneta de vacinação desde o dia 1º de outubro, com o Dia V Multivacinação no dia 16, um mutirão para regularizar todas as doses.

As vacinas são uma das formas mais importantes de prevenção e controle de doenças como sarampo, caxumba e poliomielite.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo participam da Campanha Nacional de Multivacinação. Pais ou responsáveis por crianças de zero a 15 anos podem procurar uma das 469 UBSs da capital para que elas recebam ou atualizem os imunizantes. É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação, o documento da criança e o do responsável.

Mesmo que a caderneta esteja completa é essencial procurar uma UBS para verificar se alguma vacina precisa ser atualizada, com o objetivo de garantir a proteção e imunização das crianças. A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar a unidade mais próxima de você.