PrEP na Rua realiza três atividades nesta semana

Tatuapé é o primeiro destino do projeto que leva prevenção ao HIV fora das unidades de saúde; na agenda estão ainda Indianópolis e Centro Cultural São Paulo

Nesta semana, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza três ações do Projeto PrEP na Rua. Mesmo se chover, nesta segunda (18), a equipe estará das 18h às 21h, na Praça Silvio Romero, no Tatuapé (zona leste). Na quinta-feira (21), o destino será a Avenida Indianópolis (esquina com Alameda Maruás) e os serviços estarão disponíveis das 19h às 21h. No sábado (23), encerrando as atividades do Projeto PrEP na Rua em outubro, a equipe estará no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, das 14h às 20h.

O Projeto PrEP na Rua é uma iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV fora das unidades de saúde. Lançado no dia 27 de junho, já realizou oito edições, em diversos bairros da capital paulista. Até o momento, mais de 500 pessoas já iniciaram a PrEP nestas ações.

“O projeto PrEP na Rua tem se mostrado uma estratégia eficaz para a prevenção, inclusive, contribuindo para a redução de novas infecções na Cidade de São Paulo”, considera Cristina Abbate, coordenadora de IST/AIDS da SMS.
Disponível no SUS desde janeiro de 2018, tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

Segundo dados SMS, até o dia 13 de outubro, 14.912 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa mais de 35% dos registros de PrEPs iniciadas em todo Brasil.

O que é preciso para iniciar a PrEP?
A pessoa interessada em receber a PrEP nas ações do Projeto será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame.
Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

 

Serviço:

PrEP na Rua de 18 a 23 de outubro
Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante

Quando: 18 de outubro (segunda-feira), das 18h às 21h
Onde: Praça Silvio Romero, Tatuapé  (próximo ao metrô Tatuapé)

Quando: 21 de outubro (quinta-feira), das 19h às 21h
Onde: Avenida Indianópolis, nº 2826 (esquina com Al. Maruás, conhecida como Rua dos Leilões)

Quando: 23 de outubro (sábado), das 15h às 20h
Onde: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso