Dose de reforço segue para idosos 60+ e trabalhadores da saúde na capital

Adultos com alto grau de imunossupressão também podem receber a dose adicional da vacina antiCovid

Nesta quinta-feira (21), a vacinação de dose adicional contra a Covid-19 segue na capital paulista. Podem recebê-la os idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde acima de 18 anos podem receber uma dose de reforço desde que tenham recebido a segunda dose (D2) ou dose única (DU) há pelo menos seis meses. Além disso, os adultos com alto grau de imunossupressão e que receberam a última dose da vacina há pelo menos 28 dias podem receber a dose de reforço.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca os adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante, e reforça a convocação para os adultos que já estão elegíveis para a segunda dose, que compareçam aos postos.

Nesta quarta (20), a SMS iniciou a antecipação da aplicação da segunda dose do imunizante da Pfizer que passa a ter intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

Foto de vacinação. À direita da imagem, uma mulher de cabelos curtos cacheados está recebendo a vacina, aplicada por uma profissional de saúde que está à esquerda da foto. A mulher tem o jaleco branco abaixado no braço que está recebendo a dose.

Profissionais da saúde podem receber a dose de reforço da vacina antiCovid (Foto: Edson Hatakeyama)

Estão funcionando as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras realizam a imunização das 8h às 17h.

Vale lembrar que o drive-thru do Anhembi está desativado por conta da implementação da Arena São Paulo no local.

Documentação e filômetro

A SMS reforça a obrigatoriedade de apresentar documento de identificação, preferencialmente CPF e Cartão SUS, além de comprovante de residência no município de São Paulo e o cartão de vacinação contra Covid-19, para a segunda dose ou dose adicional.

No caso dos adolescentes, são aceitos comprovantes de endereço em nome dos pais. Além disso, o menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou responsável para receber a vacina. Caso não seja possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo ou documento do conselho de classe. Também é possível levar comprovantes de profissão, certificado ou diploma.

Antes do deslocamento, é indicado consultar o site De Olho na Fila para conferir a movimentação de pessoas nas unidades e evitar aglomerações.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

21 de outubro de 2021 (quinta-feira)

Megaportos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.