Covid-19: Confira quais grupos podem receber a dose adicional da vacina

Vacinação antiCovid segue na capital nesta segunda-feira (25) e toda a rede de postos se encontra em operação

A vacinação contra a Covid-19 segue na cidade de São Paulo e a além das pessoas com mais de 60 anos, a dose de reforço está disponível para profissionais da saúde acima de 18 anos, trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana, sepultadores do serviço funerário e agentes fiscalizadores das subprefeituras.

O imunizante pode ser aplicado desde que integrantes destes grupos tenham tomado a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos seis meses.

Além dos novos grupos, a dose adicional está disponível para os idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde acima de 18 anos, que receberam a segunda dose (D2) ou dose única (DU) há pelo menos seis meses. 

Os adultos com alto grau de imunossupressão, que receberam a última dose da vacina há pelo menos 28 dias, também podem receber a dose de reforço antiCovid.

Os adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante, bem como os adultos com mais de 18 anos que já estão elegíveis para a segunda dose também devem se dirigir a uma das 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras realizam a imunização das 8h às 17h.

LEIA TAMBÉM: Vacinação contra poliomielite é a única forma de prevenir a doença

No ato da vacinação é obrigatório apresentar documento de identificação, preferencialmente CPF e Cartão SUS, além de comprovante de residência no município de São Paulo e o cartão de vacinação contra Covid-19, para a segunda dose ou dose adicional. São aceitos comprovantes de endereço em nome dos pais para a vacinação dos adolescentes, mas eles devem estar acompanhados de um responsável para receber a vacina. Caso não seja possível a companhia dos pais, é necessário um adulto que apresente autorização assinada por um responsável.

Já os trabalhadores da saúde devem apresentar comprovante de profissão (cerificado ou diploma), de vínculo empregatício em serviço de saúde da capital ou documento do conselho de classe.

O site De Olho na Fila apresenta a movimentação de pessoas e os imunizantes disponíveis nas unidades. Consultá-lo antes de sair de casa otimiza o tempo e reduz filas e aglomerações.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

25 de outubro de 2021 (segunda-feira)

Megaportos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.