Serviço da SMS devolve sorriso, mastigação e autoestima para mais de 5 mil pessoas

Com atendimento também nas UBSs, serviço de próteses dentárias diminui tempo de espera de pacientes; live apresentará outras ações exitosas na capital

Mais de 5 mil novos sorrisos livres de falhas, dores, problemas com a mastigação e vergonha. Há um ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliava acesso da população à prótese dentária. Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, a Atenção Básica no município de São Paulo comemora 5.382 instalações de próteses dentárias realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outubro de 2020 e a primeira quinzena de outubro de 2021, que possibilitam a devolução da função mastigatória, fonética e estética do paciente, e resgatam a autoestima e os sorrisos.

A imagem é um antes e depois do rosto de um homem de pele negra. Na imagem à esquerda ele está sorrindo e na parte superior está sem quatro dentes da frente. Na imagem à direita o mesmo homem está sorrindo mas a diferença é que há os quatro dentes que faltavam no sorriso.

Antes e depois do paciente Paulo Henrique Calixto Carneiro, 51 anos (Foto: Divulgação)

Um destes milhares de sorrisos é do Paulo Henrique Calixto Carneiro, 51 anos, teve por quase 20 anos teve vergonha de sorrir. Hoje além de sorrir, ele diz ter recuperado a autoestima. “Hoje posso me comunicar, conversar.”

Em janeiro de 2021, Paulo teve a chance de realizar o tratamento odontológico em uma unidade móvel do convênio entre a SMS e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), presta serviço à população em situação de rua cadastrada no Consultório na Rua. “O resultado foi de grande valia na minha vida, foi mais um suporte que veio e completou o que faltava, tanto espiritualmente como emocionalmente. Agora posso me olhar no espelho”, contou Paulo, que trabalha no Comas (Conselho Municipal de Assistência Social).

Anteriormente, o serviço de próteses dentárias era quase que exclusivo dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Para ampliar o acesso, a SMS decidiu, com base nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, estender este atendimento às UBSs.

Os cirurgiões-dentistas foram capacitados para estes procedimentos com curso de qualificação dos atendimentos relacionados à reabilitação protética, viabilizado pela Escola Municipal de Saúde (EMS) em parceria com a Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).

Com a ampliação dos serviços, hoje, nos CEOs são realizadas próteses totais, próteses parciais removíveis, próteses adesivas e próteses fixas de até três elementos. Já as UBSs realizam próteses totais e próteses parciais removíveis.

Live Saúde Bucal

Nesta quinta-feira (28), às 15h, em celebração ao Dia do Dentista e da Saúde Bucal, o Canal Profissional - canal do youtube da EMS, preparou uma transmissão ao vivo com o tema “Experiências Exitosas em Saúde Bucal na Atenção Básica”.

Na live, as cirurgiãs-dentistas Suellen Vieira do Nascimento (UBS Jardim Rosinha) e Maria Odette Dias Pérez (UBS Recanto dos Humildes) abordam a integralidade da atenção no SUS através de casos bem-sucedidos no atendimento de saúde bucal de pacientes com necessidades especiais. Também será apresentado o projeto “Crescendo com Saúde (Imunização e saúde bucal)”, que alia a imunização de bebês e crianças com consultas odontológicas durante a infância e pré-adolescência.

A transmissão será mediada pela cirurgiã-dentista, Marta Lopes de Paula Cipriano, assessora técnica da saúde bucal da SMS.

O Canal Profissional é dedicado a produção e armazenamento de conteúdo educativo da área da saúde para os trabalhadores do SUS. Para assistir a basta acessar o youtube do Canal Profissional.