Capital promove formação sobre o impacto da pressão alta e do diabetes na saúde da população negra

Em antecipação das ações do Mês da Consciência Negra, Secretaria Municipal da Saúde capacita funcionários para aprimorar o atendimento

Antecipando o calendário de atividades do Mês da Consciência Negra, em novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove formação aos servidores para o enfretamento às doenças que afetam especialmente a população negra, além de reforçar os protocolos de tratamento que devem ser utilizados um atendimento qualificado aos pacientes.

“O impacto da pressão alta e do diabetes na saúde da população negra” foi o tema da capacitação realizada no dia 22 de outubro com o médico Carlos Alberto Machado, diretor especial na Atenção Básica do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Nessa formação, foram abordados o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes, doenças que apresentam maior incidência na população negra, bem como os protocolos clínicos adotados, a medicação e os exames necessários, a sensibilização realizada pelo profissional, por meio da escuta qualificada, para detectar no paciente os principais sintomas.

O processo de educação permanente dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos equipamentos públicos é uma das ações realizadas pelo departamento de Atenção Básica da SMS.

Para finalizar o ciclo de formação, no ambiente virtual da Escola Municipal de Saúde (EMS), estão programadas outras duas palestras. A primeira será realizada no dia 22 de novembro, sob o tema “Compromisso do serviço social com a saúde da população negra”, ministrada pelos assistentes sociais Everton Borgesi e Luciana Reis. No dia 24, “Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e a população negra” será a abordagem de Adriano Queiroz, responsável pelas ações preventivas na Coordenadoria de IST/Aids da SMS.