AMA/UBS integrada Jardim Nordeste passa a funcionar 24 horas para atendimentos de urgência e emergência

Com a transição, o atendimento de atenção básica com hora marcada é absorvido pela UBS Jardim São Nicolau

A partir dessa segunda-feira, dia 1° de novembro, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Jardim Nordeste passa a ser uma AMA 24 horas. Com a transição, essa unidade começa a atender, exclusivamente, casos de urgência e emergência. Os serviços de atenção básica com hora marcada, como consultas e exames, ficam centralizados na UBS Jardim São Nicolau, localizada a 400 metros de distância.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), investiu R$ 648.108,16 de recursos próprios. As intervenções, iniciadas em 11 de janeiro de 2021, foram executadas pelo parceiro que gerencia a unidade – a Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), uma Organização Social de Saúde (OSS). Além da reforma do prédio, foi feita uma reorganização no fluxo das atividades, oferecendo maior acessibilidade ao usuário.

Foto de fachada. Há a entrada de um estabelecimento pintado com cores azul e branco. O portão da entrada é branco e está aberto. Lá dentro, está uma profissional de saúde vestindo branco. Em uma das paredes, há uma placa "AMA Jardim Nordeste".

AMA/UBS integrada Jardim Nordeste passa a funcionar 24 horas com atendimentos de urgência e emergência (Foto: SMS)

A AMA 24 horas Jardim Nordeste, localizada na rua Nicoló Tartáglia, 45, Artur Alvim, conta com dez leitos e oferece os seguintes serviços: raio-x, exames de laboratório, farmácia, consultas de clínica geral e pediatria, classificação de risco, procedimentos diversos de enfermagem, consultas farmacêuticas, atendimentos de serviço social, encaminhamentos para atenção básica e remoção de emergências. Também oferece os programas: dispensação de medicamentos; busca ativa de tuberculose; e teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, 118 profissionais prestam atendimento, entre médicos, equipes de enfermagem, multiprofissionais e administrativos.

O equipamento está em uma área de atuação da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Penha, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste, que ocupa uma extensão territorial de 42,8 km2, compreendendo os distritos administrativos Penha, Vila Matilde, Artur Alvim e Cangaíba. A população estimada é de 476 mil habitantes, predominando a de adultos e jovens (30 a 39 anos), seguida da de idosos (60 a 75 anos).

A região da STS Penha conta com 33 equipamentos de saúde e ONZE serviços. São 20 UBSs (uma mista, nove tradicionais, seis de Estratégia Saúde da Família e quatro Integradas), quatro AMAs, um Centro Especializado de Odontologia (CEO), um Hospital Dia, dois Centros Especializados de Reabilitação (CERs), quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Centro de Referência (CR)/DST/Aids, quatro Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emads), uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (Emap), duas equipes de Programa de Acompanhante do Idoso (PAI) e quatro equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

Mais obras em andamento

Na área de abrangência da STS Penha, a SMS tem mais dois projetos em andamento. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2020 foram iniciadas obras de reforma da UBS Parque Artur Alvim. Já com recursos próprios, o município iniciou em 2021 obras de reforma do Hospital Dia Penha.