Câncer de próstata tem 90% de chance de cura quando descoberto na fase inicial

Exames regulares são essenciais para detectar a doença antes dos primeiros sintomas

No Brasil, um homem morre de câncer de próstata a cada 38 minutos. Responsável pelo óbito de 28% da população masculina, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga e tem o tamanho de uma castanha. A principal função dela é produzir o esperma.

Neste mês, com a campanha de Novembro Azul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de realizar os exames regularmente para detectar a doença e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Se detectado na fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.

LEIA TAMBÉM: AMA/UBS integrada Jardim Nordeste passa a funcionar 24 horas para atendimentos de urgência e emergência

Sintomas
Vale ressaltar que os sinais da doença não se manifestam na fase inicial. Ou seja, quando os sintomas aparecem, significa que o tumor já está em fase avançada.

Nesses casos, o homem pode sentir uma sensação de queimação ao urinar, vontade de urinar com frequência (principalmente à noite) e detectar presença de sangue na urina ou no sêmen.

Fatores de risco
São fatores de risco a obesidade e o histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos (de pai, irmão ou tio). Portanto, cidadãos com mais de 45 anos que possuem algum fator de risco ou apresentem um dos sintomas, devem conversar com um médico urologista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sobre o exame de toque. A UBS mais próxima pode ser encontrada com a ferramenta Busca Saúde.

Homens com menos de 45 anos sem fatores de risco ou sintomas podem reforçar a prevenção ao manter uma alimentação saudável, com consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Outra recomendação importante é realizar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de álcool e tabaco.

Para entender mais sobre o assunto, assista ao episódio do programa “Coisa de Homem”, no canal do YouTube da SMS: