Capital resgata mais de 50 animais em megaoperação na zona leste

Ação de combate aos maus-tratos a animais domésticos foi articulada pela Secretaria Municipal da Saúde e recolheu gatos, cachorros e coelhos em feira clandestina na zona leste

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), realizou neste sábado (6) uma megaoperação de combate aos maus-tratos a animais domésticos. A ação ocorreu em uma feira clandestina na zona leste e terminou com mais de 50 gatos, coelhos e cachorros resgatados.

A operação ocorreu em uma praça próxima ao Aquário Itaquera e teve o apoio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Itaquera e da Cosap. Também participaram a subprefeitura de Itaquera, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar Ambiental, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), totalizando mais de cem agentes.

Na imagem há diversos coelhos dentro de uma única cerca. Dentro desta gaiola cercada e aberta na parte de cima tem uma tigela com água e outra com ração para os animais.

A megaoperação resgatou mais de 50 animais, dentre eles coelhos, gatos e cachorros (Foto: SMS)

Todos os animais recolhidos foram alimentados, hidratados e atendidos por veterinários. Eles também serão vacinados, registrados, castrados, microchipados e encaminhados para a Cosap, para posterior adoção. Também foram apreendidas barracas, além dos produtos comercializados de forma ilegal durante a feira.

A SMS esclarece que o comércio de animais deve se dar em estabelecimentos devidamente regularizados e com nota fiscal. Dessa forma, qualquer comercialização que ocorra fora dos estabelecimentos regulares, e sem nota fiscal, é considerado comércio ilegal.