Novembro Azul traz ações para saúde do homem na capital

Programa Território Inclusivo do Homem terá Dia D nesta quarta-feira (10) na rede municipal de saúde

Como parte da campanha Novembro Azul, que visa alertar sobre a importância de exames preventivos para combater e diagnosticar precocemente o câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou neste mês o programa Território Inclusivo do Homem, com ações voltadas a prevenção, promoção da saúde e autocuidado para a melhoria da qualidade de vida dos homens com deficiência.

Nesta quarta-feira (10), será o Dia D, com orientações para prevenção do câncer de próstata, triagem odontológica com enfoque preventivo ao câncer de boca, atualização de vacinas e do cadastro no Sistema de Gestão Ambulatorial de Saúde (Siga).

Também serão oferecidos serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), orientações para modificações de estilos de vida com hábitos saudáveis, solicitação de exames laboratoriais de rotina e outros relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Os cidadãos também poderão aferir a pressão arterial e as medidas corporais, além de realizar testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como Aids.

As ações serão realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), por meio de equipes multiprofissionais de atendimento domiciliar, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Rede Hora Certa, Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursis).

Mais informações sobre os serviços de saúde do município de São Paulo estão disponíveis na página da SMS.