Portal da SMS oferece tradução em Libras para pessoas surdas e com deficiência auditiva

Prefeitura também conta com a Central de Intermediação em Libras para fazer a mediação na comunicação em qualquer serviço público

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no final de 2017, a capital tem mais de 810 mil pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. Destas, 120 mil são pessoas surdas (que já nasceram sem a capacidade de ouvir) e cidadãos com deficiência auditiva (que adquiriram a deficiência em algum momento da vida).

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Na data especial, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça seu compromisso com a acessibilidade e inclusão.

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Tradução para Libras
No portal, todo o conteúdo publicado pode ser traduzido para Libras com auxílio do aplicativo Hand Talk e o assistente Hugo. Para isso, basta clicar no ícone azul localizado na lateral da tela, com símbolo de duas mãos. Em seguida, é só clicar no trecho do texto que deve ser traduzido.

Além disso, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço que realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público da capital.

Os cidadãos podem baixar o aplicativo "CIL - SMPED", disponível para Android, iOS e computadores, para que os equipamentos municipais e servidores públicos possam atendê-los com interpretação em tempo real.