Projeto PrEP na Rua vai à região sudeste da capital no próximo domingo (14)

SAE Betinho e Periferia Preta organizam a edição na Praça Mascarenhas de Moraes

No próximo domingo (14), o projeto PrEP na Rua estará na região sudeste da cidade de São Paulo, em uma edição organizada pelo Serviço de Atenção Especializada Herbert de Souza (SAE Betinho) e pelo Coletivo Periferia Preta, que promove projetos de inserção artística na zona leste da cidade.

Uma equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará, das 14h às 18h, na Praça Mascarenhas de Moraes, no Conjunto Habitacional Marechal Mascarenhas, na altura da rua Sargento Edgard Lourenço Pinto. Além da PrEP, estará disponível no local teste rápido para HIV, preservativos, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV – que permite que as pessoas façam o teste em casa.

A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamento é entregue ao final do processo de teste e da consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes no local.

“O principal objetivo das nossas ações extramuros é remover barreiras e simplificar o acesso ao SUS pelas populações mais vulneráveis ao HIV. O Projeto PrEP na Rua deve estar onde as pessoas que precisam estão”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o dia 29 de outubro, 15.327 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número representa um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil.

Duas mulheres e um homem vestindo camisas brancas com estampa de um laço vermelho. Eles estão ao lado de um cartaz colorido com a frase "PrEP na Rua. Inicie a PrEP aqui". Atrás deles, estão algumas árvores e uma grade branca.

Projeto PrEP na Rua realiza mais uma edição neste próximo domingo (14) (Foto: Divulgação/SMS)

O que é preciso para iniciar a PrEP?
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha, para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

Na capital, a PrEP está disponível nas 26 unidades da rede municipal especializada (RME) em IST/Aids. Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais de referência também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que já são acompanhadas.

Autoteste
O autoteste para HIV permite que qualquer pessoa possa realizar o teste com a coleta de fluido oral. O resultado demora entre 20 e 30 minutos. Essa tecnologia amplia as possibilidades de testagem dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso de resultado positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Os kits estão disponíveis na RME em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans, em organizações parceiras e em algumas ações de rua realizadas da Secretaria Municipal da Saúde.

Próxima ação
No próximo dia 28, no Minhocão, das 11h às 16h, a Coordenadoria de IST/Aids da SMS vai inaugurar uma unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, antecipando uma das ações preparadas para o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro.

Serviço
PrEP na Rua na Praça Marechal Mascarenhas

Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Praça Marechal Mascarenhas – Rua Sargento Edgard Lourenço Pinto - Conjunto Habitacional Marechal Mascarenhas
Quando: Domingo, 14 de novembro, das 14h às 18h