Capital comemora 18 anos de promoção da saúde integral da população negra

SMS participa da primeira Exposição Internacional Dia da Consciência Negra, no Anhembi

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) marca presença na I Expo Internacional Dia da Consciência Negra e contará com um estande para promover as políticas públicas de promoção da saúde integral da população negra, que são realizadas há 18 anos na cidade de São Paulo. Totalmente gratuito, o evento realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Anhembi, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com apoio intersecretarial.

A SMS é pioneira na elaboração e implementação de políticas públicas que contam com uma área técnica que atua de forma transversal para promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicas raciais, o combate ao racismo e a discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a valorização da cultura africana, de sua história e suas influências na formação da identidade do povo brasileiro é um dos eixos norteadores das ações intersecretariais realizadas pela administração pública no município de São Paulo. “Para pensarmos a nossa cidade temos que considerar que o país possui a segunda população negra no mundo, por isso a cidade de São Paulo é pioneira e avança na construção de políticas públicas de promoção da saúde da população negra”.

Ao longo desses 18 anos, diversas iniciativas foram construídas, como por exemplo a organização de conferências municipais da saúde da população negra, seminários, elaboração de protocolos para o tratamento de doenças prevalentes neste público como doença falciforme, hipertensão arterial, diabetes mellitus, deficiência de glicose, além de boletins elaborados por meio de análise dessas ações. A Secretaria investe na formação dos trabalhadores da saúde.

Instalado na Alameda Saúde, o estande Saúde oferecerá ao público atividades educativas sobre higiene oral, cuidados com a saúde da população negra, prevenção ao câncer bucal, auriculoterapia, distribuição de sais e ervas, educação nutricional, doenças crônicas, violência, entre outros.

“A primeira Expo Internacional Dia da Consciência Negra será um espaço aberto de diálogos, de ações e discussões sobre medidas de promoção da igualdade racial, mas, sobretudo, um momento de fortalecer a luta contra o racismo estrutural”, destaca a coordenadora da Saúde da População Negra da SMS, Valdete Ferreira dos Santos.

A exposição terá uma abordagem inédita para difundir a história e a cultura africana e afro-brasileira. Ao promover uma ponte entre passado, presente e futuro, o evento discutirá as raízes e permanências do racismo estrutural.

Protocolos sanitários
A Expo exigirá passaporte de vacina para entrada no evento. De acordo com os protocolos sanitários estipulados na resolução estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos de idade terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste RT-PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.


Serviço:
I Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Data: 20, 21 e 22 de novembro - das 10h às 22h
Local: Pavilhão Oeste do Anhembi - Entrada franca
Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo