Estoques de sangue da capital precisam de doadores após queda crítica durante a pandemia

Saiba onde doar e quais os requisitos para colaborar com os bancos de sangue da cidade

Nesta próxima quinta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data que reforça a importância deste ato de solidariedade e empatia.

Os estoques de sangue da cidade de São Paulo tiveram uma queda crítica com a pandemia de Covid-19. Com a necessidade do isolamento social, muitas pessoas deixaram de doar e esta redução nas doações pode comprometer a realização de cirurgias e o atendimento a pacientes que necessitam de reposição ou transfusão, seja por acidente ou tratamento de doença.

Foto de doação de sangue. Uma mão feminina com unhas pintadas de vermelho escuro está segurando uma bola colorida, em formato de globo terrestre, em sinal de aperto. O braço está apoiado em uma superfície azul clara e tem tubos presos, tirando o sangue.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue reforça a importância deste ato de solidariedade (Foto: Divulgação)

Requisitos para doar

• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação)
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável
• Pesar acima de 50 quilos
• Estar em boas condições de saúde
• Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

Vale lembrar que não devem se tornar doadoras as pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou se relacionam sexualmente com portadores de Aids ou hepatite.

Homens podem fazer uma nova doação a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses e no máximo três vezes em um ano.

LEIA TAMBÉM: Saiba como se tornar um doador de medula óssea

Onde doar

A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) tem três pontos de coleta de sangue ativos no município, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 13h, exceto feriados: o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, no Tatuapé, o Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação, e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha, no Campo Limpo.

Além disso, a Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública na capital e o agendamento da doação pode ser feito pelo site. http://prosangue.sp.gov.br/home/

SERVIÇO – DOAÇÃO DE SANGUE NA CAPITAL

Postos de coleta da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue:

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815 – Tatuapé
São Paulo – SP – Tel: 2942-8094 / 3394-7081
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Siria, 126 – Jet Autoposto

Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar
São Paulo – SP – Tel: 3277-5303
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)

Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha – Campo Limpo
Estrada Itapecerica, 1661
São Paulo – SP – Tel: 5812-1379
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)

Fundação Pró-Sangue
Agendamento on-line http://prosangue.sp.gov.br/home/