Megavacinação reforça a importância da segunda dose antiCovid para os adolescentes

Intervalo entre primeira e segunda dose do imunizante foi antecipada em 21 dias para faixa etária de 12 a 17 anos

Adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina antiCovid são o alvo da campanha de megavacinação, que vai até o dia 26 de novembro na cidade de São Paulo. A ação promovida pelo Ministério da Saúde (MS) junto com a prefeitura da capital, tem o objetivo de incentivar os que ainda não compareceram para tomar a segunda dose ou dose de reforço, a se vacinarem.

Esse número pode chegar a 21 milhões de pessoas e o aviso é para quem é responsável por um adolescente. A aplicação da primeira dose para este grupo já ultrapassou 100%, mas muitos não voltaram para a segunda dose (apenas 40,1% do total compareceram).

Foto de vacinação. À esquerda da imagem, uma profissional de saúde vestindo jaleco branco, touca de proteção nos cabelos e máscara branca está aplicando a vacina em um menino que está à direita usando uma camisa cinza com preto e máscara.

Adolescentes precisam se atentar ao novo intervalo entre primeira e segunda dose, que agora é de 21 dias (Foto: Edson Hatakeyama)

LEIA TAMBÉM: Capital começa a vacinar adolescentes em escolas da rede pública a partir desta quinta-feira

Vale lembrar que o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes foi reduzido para 21 dias. A mudança ocorreu após a capital paulista receber uma remessa de 1,2 milhão de doses de vacinas destinadas para a faixa etária de 12 a 17 anos.

"Quando os adolescentes foram vacinados, foi colocado no cartão de vacinação a data de retorno com prazo de 12 semanas de intervalo para a segunda dose. No entanto, o Ministério da Saúde mudou esse prazo. Eu acredito que essa mudança pode ter confundido a população e eles estão se baseando na primeira data que foi inserida na carteirinha de vacinação e, não, na informação do novo prazo que agora é de 21 dias", explica a Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidade e Vigilância, Sandra Sabino.

Orientações
A vacinação ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. Todos os endereços podem ser consultados no link.

Os adolescentes devem apresentar uma autorização assinada pelo responsável, conforme modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.

Dados

A evolução da vacinação antiCovid no município pode ser acompanhada pelo boletim Vacinômetro, disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).