SMS inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública

Alunos de escolas municipais e estaduais receberão imunizante mediante autorização dos pais

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciaram nesta quinta-feira (25), a aplicação da segunda dose da vacina antiCovid para adolescentes de 12 a 17 anos de idade nas escolas da rede municipal e estadual.

Os adolescentes serão imunizados exclusivamente com a vacina Pfizer, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

A estratégia da SMS é realizar a vacinação nos dias definidos com a unidade escolar, para que os pais ou responsáveis possam se organizar e enviar um documento assinado, autorizando a imunização. O modelo de autorização será levado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) às escolas.

Foto de vacinação. À direita da imagem, uma profissional de saúde de jaleco e máscara de proteção está aplicando a dose da vacina em uma menina, que está à esquerda. A menina veste uma camiseta rosa, máscara preta e está com os cabelos soltos.

Vacinação de adolescentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Chiquinha Rodrigues, no Campo Belo, zona sul. (Foto: Edson Hatakeyama)

O objetivo desta ação é vacinar o mais rápido possível o público elegível nesta fase da campanha, principalmente os faltosos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido aponta que com essa iniciativa a capital terá a possibilidade de acelerar ainda mais o processo de vacinação antiCovid. “Com a vacinação nas escolas, será possível completar o ciclo vacinal dos adolescentes e garantir as segundas doses para esse público.”

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas até esta quarta-feira (24) 895.005 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 106%. Também foram aplicadas 369.353 segundas doses nesse público, representando 43,8% de adolescentes vacinados com a segunda dose.

Na imagem há duas profissionais da saúde em uma mesa preenchendo papeis. Na frente delas há um rapaz de boné vermelho e jaqueta cinza. Ao lado da mesa há outra profissional da saúde em pé.

Para receber o imunizante, os adolescentes precisam apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis (Foto: Edson Hatakeyama)

Todas as informações sobre a vacinação antiCovid na capital estão disponíveis na página Vacina Sampa.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 - AUTORIZAÇÃO

Nova orientação para vacinação de adolescentes

Os adolescentes devem apresentar uma autorização assinada pelo responsável, semelhante ao modelo abaixo:

AUTORIZAÇÃO

Eu _____________________ CPF/RG:_______, responsável pelo adolescente _____________ , CPF/RG: ________ autorizo a ser vacinado na Campanha Municipal de Vacinação Contra a COVID-19 .

São Paulo, _ de _____ de 2021.

_________
Assinatura do Responsável