Novembro Azul: câncer de boca tem maior incidência na população masculina

Programa Território Inclusivo da SMS realiza ações de prevenção aos tumores bucais

Dedicada especialmente aos cuidados com a saúde masculina, a campanha Novembro Azul não se limita ao câncer de próstata. O principal objetivo do Novembro Azul é conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do próprio corpo e da mente, buscando os equipamentos de saúde e incluindo o autocuidado como rotina.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou neste mês o programa Território Inclusivo do Homem, com ações voltadas a prevenção, promoção da saúde e realizou no dia 10, o Dia D, com orientações para prevenção do câncer de próstata, atualização de vacinas e do cadastro no Sistema de Gestão Ambulatorial de Saúde (Siga), mas também uma triagem odontológica com enfoque preventivo ao câncer de boca.

Na imagem há cinco profissionais da saúde usando roupas de proteção, máscara e touca azuis. Todos estão ao lado de uma mesa branca com bexigas e sacolas azuis. Ao fundo há uma parede escrito Saúde Bucal com balões e cartolinas azuis com desenhos de dentes.

Durante a campanha de vacinação contra a gripe, os usuários vacinados foram avaliados por cirurgiões-dentistas (Foto: Divulgação/SMS)

O câncer bucal é um tumor maligno com maior incidência nos homens, em razão da exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e o tabagismo. Os sintomas incluem feridas na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na gengiva, língua, céu da boca ou bochechas, rouquidão e nódulos no pescoço.

A maioria dos casos de câncer de boca são diagnosticados em estágios avançados.

Na imagem há um dentista em pé vestindo roupa de proteção azul, máscara e touca branca. Ele está mexendo usando uma espátula para ver a boca de um homem que está deitado em uma maca. O homem usa camisa amarela e óculos.

Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da saúde (Foto: Divulgação/SMS)

Por isso, como forma de prevenir e diagnosticar a doença precocemente, o projeto Território Inclusivo já havia realizado ações de prevenção ao câncer bucal nas unidades de Saúde, durante a campanha de vacinação contra a gripe, quando os usuários vacinados foram avaliados por cirurgiões-dentistas, para verificar a existência de feridas bucais malignas ou com potencial para malignidade.

O olhar direcionado à presença de lesões bucais ocorre o ano todo, quando o paciente busca atendimento de rotina, agendado pela triagem odontológica ou até mesmo em casos de urgência.

As equipes da SMS reforçam que o ideal é realizar exames e avaliações periódicas. O Novembro Azul é um alerta para que os homens dotem o cuidar da saúde em todos os meses do ano.