Capital tem busca ativa para população em situação de rua nesta quarta-feira

SMS aplica dose adicional de vacina contra Covid-19 nas pessoas elegíveis e primeira dose para os não vacinados

Um trabalho de busca ativa, com sensibilização e acompanhamento da população em situação de rua para a aplicação da vacina antiCovid está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quarta-feira (1º), no Núcleo de Convivência São Martinho de Lima, no Belenzinho.

De forma presencial durante todo o dia, as equipes do Consultório na Rua conduzem a vacinação, abordam aqueles que ainda não foram vacinados ou que necessitam da dose de reforço, oferecendo também orientações para que as pessoas multipliquem as informações e busquem os postos de vacinação.

Em um balanço parcial da ação, até às 11h, mais de 80 pessoas receberam a dose de reforço ou primeira dose.

Na imagem há uma profissional da saúde segurando uma seringa da vacina e mostrando para um homem. A mulher usa jaleco, touca e máscara de proteção, enquanto o homem usa máscara preta e camiseta cinza com alguns detalhes coloridos. Ao fundo há algumas pessoas.

O público do Núcleo de Convivência São Martinho de Lima participa da busca ativa (Foto: Edson Hatakeyama)

Na capital, até a última sexta-feira (26) foram aplicadas 42.618 doses de vacina antiCovid em pessoas em situação de rua. São 20.360 pessoas com mais de uma dose.

Desde segunda-feira (29), as pessoas vacinadas com a dose do imunizante da Janssen há pelo menos dois meses podem receber uma dose de reforço com a vacina da Pfizer, conforme orientação técnica do governo de São Paulo.

Até esta terça-feira (30), foram aplicadas 21.724.128 doses de vacinas antiCovid, sendo 10.603.478 primeiras doses (D1), 9.483.273 segundas doses (D2), 328.439 doses únicas (DU) e 1.308.938 doses adicionais (DAs). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está em 108,6% para D1 + DU, em 100,8% para D2 + DU e em 14,2% para DA.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 904.599 D1, representando uma cobertura vacinal de 107,2%. Também foram aplicadas 504.077 D2 nesse público (56%).

Na imagem há alguns profissionais da saúde, um homem de costas, o secretário da saúde e o padre Lancelotti. Uma profissional usando jaleco, touca e máscara está aplicando a vacina no braço do homem que está de costas usando mochila preta com detalhes amarelos e verdes, camiseta preta e boné vermelho. O restante das pessoas estão observando a ação.

O secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, e o padre Júlio Lancelotti acompanharam o início da ação (Foto: Edson Hatakeyama)