Centro de reabilitação recebe equipamento para pacientes com deficit intelectual e motor

Equipamento de realidade virtual imersiva faz reabilitação motora e cognitiva no paciente, com interação de imagens

Novos recursos para a reabilitação dos pacientes da rede. Na sexta-feira (3), o Centro Especializado de Reabilitação (CER) II Tucuruvi recebeu o Nirvana, equipamento médico baseado na realidade virtual que possibilita a reabilitação motora e cognitiva no paciente. A nova ferramenta tecnológica foi oferecida para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Smped).

A unidade também foi contemplada com itens para a criação de uma sala de integração sensorial e espaço destinado à reabilitação motora e cognitiva de pacientes. Entre os equipamentos, estão kits de bolas suíças, cavalo suspenso, plataforma móvel, pneu balão, túnel, skate e piscina de bolinhas. Com os novos recursos, estão previstos oito atendimentos diários e 160 ao mês.

De acordo com Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, os novos equipamentos auxiliam o trabalho de estímulo que é realizado na unidade. "Temos profissionais especializados para cada tipo de atividade, que auxiliam muito para que as pessoas possam ter uma maior autonomia", disse.

Um menino jovem está em frente a uma parede que tem uma tela projetada. Na tela azul, estão alguns quadrados brancos separados, como um jogo da memória.

Centro de reabilitação recebe equipamento para pacientes com deficit intelectual e motor (Foto: Divulgação/SMS)

Com o Nirvana, equipamento desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes, crianças e adultos serão estimulados a fazer suas atividades de rotina e ampliarem seus movimentos. Utilizado para pacientes com sequelas neurológicas, ortopédicas e cognitivas, o Nirvana também favorecerá o atendimento dos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com ele é possível trabalhar a coordenação motora, amplitude de movimento de membros superiores, controle de tronco e outras habilidades como a comunicação, interação e tarefas do dia a dia. A equipe multiprofissional do CER já realiza os atendimentos para potencializar a função e favorecer o máximo de independência possível aos pacientes. O uso da realidade virtual será uma ação complementar às já executadas.

No total, mais sete CERs serão contemplados com o Nirvana. São as unidades Freguesia do Ó, Milton Aldred, Sé, Flávio Gianotti, Tatuapé, Penha e Ermelino Matarazzo.

Uma profissional de saúde vestindo jaleco branco está com as duas mãos apoiadas em um tipo de balanço, que tem uma criança dentro.

Novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura de São Paulo auxiliam no processo de reabilitação (Foto: Divulgação/SMS)

Investimentos
A Prefeitura de São Paulo investiu cerca de R$ 760 mil na compra dos dispositivos, sendo que dois deles contaram com recursos oriundos de emenda parlamentar. Além disso, serão equipadas 15 salas de integração sensorial nos CERs, com o investimento de R$ 298 mil da gestão municipal por meio da Smped.

Outros equipamentos como tablets e mesas ginecológicas elétricas adaptadas foram entregues à SMS ao longo deste ano. A rede de cuidados à pessoa com deficiência tem a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência.

Serviço
Centro Especializado de Reabilitação (CER) II Tucuruvi*
Rua Zaki Narchi, 357 – Carandiru
As unidades CER na capital atendem sob encaminhamento da rede municipal de saúde