Adultos que receberam a segunda dose de vacina antiCovid há quatro meses devem procurar os postos da capital para dose de reforço

Todas as unidades de vacinação do município estão em funcionamento; saiba os documentos necessários

Nesta quinta-feira (9), a cidade de São Paulo prossegue com sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Estão em funcionamento as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. Todas as unidades fazem aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA).

Podem receber a dose de reforço os adultos que tiveram a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses. No caso de quem recebeu a dose única da Janssen há pelo menos dois meses, uma nova aplicação com a vacina da Pfizer já pode ser feita.

LEIA TAMBÉM: Mais de 100 mil doses de vacina antiCovid foram aplicadas no último fim de semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que os adolescentes de 12 a 17 anos tiveram o prazo para receber a segunda dose reduzido para 21 dias após a aplicação da primeira.

Eles podem comparecer sozinhos aos postos, mas devem apresentar uma autorização assinada por um responsável, conforme modelo disponível na página Vacina Sampa.

Quem se vacinou fora do Brasil
Pessoas que receberam a primeira dose de uma vacina em outro país poderão completar o ciclo vacinal, no Brasil, com um imunizante de outro fabricante. A vacinação para este grupo segue orientações do Ministério da Saúde conforme o esquema abaixo. As variações seguem a plataforma de produção dos imunizantes.

  • Vacina da Moderna – completar com Pfizer
  • Sputnik – completar com AstraZeneca
  • Sinopharm – completar com Coronavac.

O que levar
Na unidade de vacinação, é obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS. Para aplicação da segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentar também o cartão de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital.

Vale lembrar que o site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações e filas nos postos ao exibir a movimentação de pessoas. Além disso, a plataforma também informa onde encontrar os imunizantes para aplicação da segunda dose.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
*Sendo: D1 – dose 1, D2 – dose 2 e DA – dose adicional
9 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

A lista completa de endereços dos postos de vacinação está na página Vacina Sampa.