Papel do fonoaudiólogo vai além da promoção da comunicação humana

A fonoaudiologia atua para auxiliar as pessoas com a fala, audição, deglutição, sucção, respiração e mastigação

Nesta quinta-feira (9), é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo no Brasil. A data celebra a importância destes profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da comunicação humana, seja da audição, fala ou linguagem.

Os cuidados com a voz são essenciais para manter a integridade da fala, por isso, não é algo que apenas as pessoas que trabalham diretamente com ela devem fazer, afinal ela é um dos principais recursos de comunicação, seja para socializar ou trabalhar.  Além de ser responsável por auxiliar as pessoas com a fala e a audição, o fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que auxilia nas funções responsáveis pela deglutição, sucção, respiração e mastigação.

Na rede municipal de saúde, os fonoaudiólogos integram as equipes multiprofissionais nas diversas unidades de saúde.

“O que me motivou a estudar tudo isso foi minha paixão pela voz, mas ao decorrer do curso a minha paixão foi aumentando por outras áreas também, como a linguagem e a disfagia (dificuldade de engolir)”, declara a fonoaudióloga Taise Machado, especialista do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Sé, atua na equipe interdisciplinar de forma a avaliar, diagnosticar e promover ações de saúde para pacientes com demandas fonoaudiológicas que necessitam de um olhar integral.

Taise conta que o papel de um fonoaudiólogo não é importante somente para pessoas que necessitam da voz para trabalhar, mas também atua em situações como a retomada de funções de pacientes que se alimentavam por sondas e voltam a comer pela boca de forma efetiva, pacientes que tinham dificuldades de se expressar e retomam essa função de se comunicar expressando o que sentem e o que querem.

“Isso tudo só reforça a importância da fonoaudiologia na vida das pessoas, o quanto a parceria entre terapeuta e paciente impacta positivamente na saúde dessas pessoas”, completa a fono do CER Sé.