Saúde reforça a importância de respeitar e cuidar adequadamente dos animais

A guarda responsável é uma das principais ações educativas da Cosap

Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos dos Animais. A data foi criada em 1998 pela Uncaged, uma ONG inglesa que luta contra os experimentos em animais, com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a exploração e maus-tratos contra os bichos.

Na cidade de São Paulo, a Coordenadoria de Saúde e Proteção do Animal Doméstico (Cosap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é responsável por acolher, tratar e encaminhar para o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos os animais que ainda não possuem um lar.

LEIA TAMBÉM: Cosap promove retomada das atividades educativas presenciais

Além de oferecer este cuidado, a área também promove a conscientização sobre a guarda responsável e a importância de proteger os direitos dos animais. Neste mês, as atividades educativas presenciais foram retomadas na sede da Cosap, contando, ainda, com a abertura da "Casa dos Bichos", espaço concebido para oferecer às crianças momentos recreativos, sempre abordando os cuidados adequados com os animais.

Seis alunos de aproximadamente 12 anos estão sentados no chão. No centro, um menino está acariciando um cachorro de porte médio, marrom. Atrás deles há um portão verde e árvores.

Cosap incentiva cuidados com os animais em atividades educativas com crianças (Foto: Gustavo Epifánio)

Podem participar das atividades educativas na Cosap os alunos com idades de 6 a 12 anos de escolas municipais, estaduais e particulares, além de associações comunitárias. Para agendar basta que a instituição interessada entre em contato pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone do setor de educação (11) 2974-7914.

SAIBA MAIS: Jogos interativos da Cosap ensinam crianças sobre cuidados com os animais

Uma menina de aproximadamente 12 anos, de cabelos vermelhos, agasalho azul e mochila preta nas costas, está levemente abaixada. Em cima das costas dela, está um gato preto e branco. Ao redor dele, está um portão com grades verdes.

Cosap retomou as atividades presenciais no início de dezembro (Foto: Gustavo Epifánio)

Vacinação antirrábica

Além dos cuidados oferecidos pela Cosap, a capital paulista também promove vacinação antirrábica gratuitamente com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ). A imunização ocorre durante o ano inteiro em 14 postos fixos. Os endereços podem ser consultados nesta página.

Na próxima quarta-feira (15), a vacinação contra raiva também será realizada em dois postos volantes no município: um na avenida Nazaré (altura do nº 301, próximo ao posto de bombeiros), que funcionará das 9h às 14h30, e outro na subprefeitura da Penha (acesso pela rua Mandu, 451), das 9h30 às 16h.

Saiba mais detalhes sobre as visitas na Cosap com o vídeo abaixo: