Língua geográfica: saiba o que é essa condição e como tratá-la

Caracterizada por manchas brancas e vermelhas na língua, esse distúrbio benigno não está associado à falta de higiene bucal

Você sabe o que é língua geográfica? Também conhecida como glossite migratória benigna, ela é caracterizada por lesões em forma de fissuras e manchas vermelhas lisas na parte superior ou lateral da língua, podendo mudar de localização, tamanho e forma.

Algumas pessoas associam a língua geográfica com falta de higiene bucal, no entanto, esse é um preconceito muito comum que deve ser combatido. Ao contrário do que muitos pensam, esse é um distúrbio benigno inofensivo, que é causado por asma e rinite alérgica ou até mesmo falta de vitaminas, estresse emocional e psoríase.

Ilustração de uma boca com a língua para fora. A boca vermelha, com dentes brancos está com a língua para fora com manchas brancas para ilustrar como é uma língua geográfica.

Língua geográfica é uma condição inofensiva que afeta a superfície da língua (Foto: Divulgação)

Sintomas e cuidados

Os sintomas são queimação e dor, principalmente ao ingerir alimentos mais condimentados.

O tratamento é realizado com analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, indicados pelo cirurgião dentista para diminuir a dor durante as crises que podem surgir após comer alimentos mais picantes ou ácidos.

Além disso, o médico pode prescrever um enxaguante bucal sem álcool ou pomadas anestésicas, para aliviar essa sensibilidade.

Após avaliação do cirurgião dentista, se houver necessidade, a pessoa poderá ser encaminhada para um estomatologista, especialista no diagnóstico das lesões da boca, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Para diagnosticar a língua geográfica e iniciar os cuidados adequados, o paciente deverá buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar uma UBS mais próxima da sua residência.