Lavar as mãos com frequência e evitar coçar os olhos são dicas para prevenir a conjuntivite

É durante o verão que a doença tem maior incidência; saiba como evitá-la

Muito comum durante o verão, a conjuntivite é causada por uma inflamação da membrana transparente que reveste a parte branca visível do globo ocular e o interior das pálpebras.

Normalmente, ela costuma surgir nos dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias, sem deixar sequelas. Extremamente contagiosa, a conjuntivite é transmitida pelo contato direto com a mão e secreção dos olhos inflamados.

LEIA TAMBÉM: Conheça os hábitos que podem afetar a saúde dos olhos

O tratamento adequado é orientado pelo profissional de saúde, podendo ter o auxílio de medicamentos e colírios antibióticos, além de soro fisiológico.

Duas mãos femininas com as unhas levemente grandes, sem esmalte, estão em frente a uma torneira aberta, com água descendo. Embaixo, há uma pia branca.

Lavar as mãos e evitar coçar os olhos são maneiras de prevenir a conjuntivite (Foto: Divulgação)

Cuidados necessários

Neste período do ano, é importante redobrar os cuidados para evitar o risco de contaminação na região dos olhos. Com alguns hábitos simples, é possível evitar a conjuntivite. São eles:

• Lavar as mãos com frequência;
• Não coçar os olhos;
• Evitar compartilhar toalhas, fronhas ou itens de maquiagem com outras pessoas.

Além disso, é importante lembrar que a pessoa deve procurar atendimento médico se perceber qualquer sintoma, como lacrimejamento, secreção, inchaço, sensação de areia ou vermelhidão nos olhos.

A plataforma Busca Saúde ajuda a encontrar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.