Capital segue com vacinação antiCovid e contra a gripe nesta segunda (27)

Confira os postos em funcionamento e saiba quais documentos são necessários para receber a vacina

A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua ativa na cidade de São Paulo, com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA) em toda rede. A imunização contra a gripe foi retomada e segue cronograma especial.

Nesta segunda-feira (27), estão em funcionamento as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

Vacina contra a gripe

A retomada da aplicação desse imunizante é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para diminuir os casos de doenças respiratórias, que nos últimos dias foram responsáveis por um aumento significativo na demanda por atendimento nas unidades de saúde.

As doses estão sendo destinadas às pessoas que ainda não se vacinaram em 2021. Os grupos prioritários que podem ser imunizados são: idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas e lactantes.

É importante lembrar que não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina antiCovid e contra gripe. É possível, inclusive, que ambas sejam aplicadas no mesmo dia.

LEIA TAMBÉM: Disponibilidade de vacina contra a gripe pode ser consultada no site “De Olho na Fila”

Quem pode se vacinar contra a Covid-19

Todas as pessoas com mais de 12 anos podem ser vacinadas e os adultos que tiveram a segunda dose aplicada há menos quatro meses já podem receber a dose de reforço. Quem foi vacinado com a dose única da Janssen há pelo menos dois meses pode receber uma nova aplicação.

Os adolescentes de 12 a 17 anos tiveram o prazo entre primeira e segunda dose reduzido para 21 dias. Eles podem comparecer aos postos desacompanhados, mas precisam mostrar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis, conforme o modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.

Documentos necessários para receber a vacina antiCovid

É obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, para receber qualquer dose da vacina.

Para a segunda dose ou dose adicional, é indicado levar também a carteirinha com o registro das doses recebidas, física ou digital. Não é mais necessário apresentar comprovante de residência no município.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E COVID-19 NA CAPITAL

27 de dezembro de 2021 (segunda-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h.

A lista completa de endereços dos postos de vacinação está na página Vacina Sampa.