Respeitar os protocolos sanitários nas comemorações de fim de ano garante segurança para todos

Além da vacinação, evitar aglomerações e usar máscara corretamente continuam sendo medidas eficazes de prevenção contra a Covid-19

O fim do ano é um momento recheado de comemorações, principalmente com a virada de Ano-Novo em que as confraternizações costumam ser mais movimentadas.

O avanço da vacinação antiCovid proporcionou que, aos poucos, as pessoas pudessem se sentir mais seguras ao saírem de casa para se reunir com amigos e familiares. Mas para comemorar com segurança é imprescindível respeitar os protocolos sanitários de enfrentamento e prevenção à Covid-19 mesmo durante esses encontros.

Vacine-se: a vacinação é uma das principais formas de se proteger contra a Covid-19. As pessoas que ainda não procuraram os postos para receber a segunda dose do imunizante devem completar o ciclo vacinal o quanto antes para obter a proteção recomendada contra os sintomas graves da doença. Vale lembrar que a vacina está disponível para toda a população acima de 12 anos.

Além disso, adultos com a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses devem buscar uma unidade de vacinação para receber a dose de reforço, que ajuda a garantir alta proteção contra o coronavírus.

Use máscara: o uso correto das máscaras é essencial para prevenir a circulação do vírus. Lembre-se de utilizá-la cobrindo boca e nariz quando não estiver consumindo alimentos ou bebidas, especialmente se a comemoração for em local fechado ou quando não for possível manter o distanciamento físico.

Evite aglomerações: prefira comemorar em ambientes abertos e arejados, no qual você tenha a garantia de que os protocolos de higiene, como uso de álcool líquido ou em gel a 70% e uso correto das máscaras, são respeitados.

Em eventos com mais de 500 pessoas o Passaporte da Vacina é obrigatório, porém, mesmo em reuniões menores, converse com os participantes sobre a importância da prevenção e certifique-se que todos estão com a vacinação em dia.

Em caso de sintomas prefira não encontrar outras pessoas. Vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para ser testado e atendido pela equipe médica, evitando que o vírus circule e contamine outras pessoas.

Higienize as mãos: seja com água e sabão ou até mesmo álcool em gel, higienizar as mãos é uma medida eficaz de prevenir a transmissão de diversas doenças, e com a Covid-19 não é diferente. Isso porque uma das formas de se infectar é levando a mão contaminada em contato com olhos, nariz e boca.