Exagerou no Ano-Novo? saiba como amenizar a ressaca

Mal-estar causado pela ressaca é resultado de um desequilíbrio no organismo pelo consumo excessivo de álcool

Dor de cabeça, sensibilidade ao som e à luz, enjoo, dores no corpo, boca seca e muita sede. Esses são alguns sintomas de ressaca, um desequilíbrio no organismo causado pelo consumo excessivo de álcool.

Isso ocorre devido à desidratação que a bebida alcoólica causa no organismo, além da sobrecarga no fígado, que tem a função de eliminar o álcool do sangue

Cuidar de uma ressaca não tem muito segredo, mas requer esforço para lidar com os desconfortos físicos e mentais. Confira algumas dicas para diminuir o mal-estar causado pelo consumo exagerado de álcool na noite anterior.

Hidrate-se: mesmo que pareça repetitivo, beber muita água é fundamental para equilibrar o metabolismo. O álcool tem efeito diurético no corpo e, por isso, é comum que a pessoa vá constantemente ao banheiro. O ideal era intercalar bebidas alcoólicas com copos de água durante toda a noite para evitar a ressaca, mas se isso não aconteceu, não deixe de ingerir muita água no dia seguinte.

Alimentação adequada: uma dica que vale para tudo, afinal, uma alimentação saudável e equilibrada é recomendada para qualquer situação. Alimentar-se adequadamente ajuda o corpo a eliminar mais facilmente as toxinas produzidas no fígado pelo consumo de álcool.

Repouse: descansar nunca é demais e diminui os incômodos da bebedeira mais rápido. O corpo precisa de um momento de descanso para se recuperar, por isso, evite emendar uma festa na outra. Aproveite o tempo de repouso para definir as metas do ano novo. O Sua Saúde em Dia, programa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Youtube, lista algumas sugestões para transformar o novo ano em um período cheio de saúde.