Janeiro Branco: sete dicas para cuidar da saúde

Campanha promove alerta sobre a importância do cuidado com a saúde mental

Um novo ano representa renovação, a chance de começar do zero, de ter uma página em branco pronta para novas histórias, é com esse intuito que o primeiro mês do ano foi o escolhido para a campanha Janeiro Branco, que faz parte do calendário anual da saúde e foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG) o objetivo é alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização PanAmericana da Saúde (Opas) mostram que o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). Promover a saúde integral da população no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve também a promoção da saúde mental.

Na pandemia de Covid-19, o cuidado à saúde mental foi um grande desafio. Por este motivo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou o atendimento remoto para a população, serviço que será mantido mesmo após a crise sanitária na capital.

LEIA MAIS: Serviço municipal de saúde mental online será mantido após o fim da pandemia.

As Unidade Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para esses atendimentos. Além das UBSs, o acolhimento também é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos). Todos os endereços estão disponíveis na ferramenta Busca Saúde.

Dicas para cuidar da saúde mental
Confira sete dicas que vão ajudar a manter o equilíbrio da mente.

• Praticar atividades físicas;
• Manter uma alimentação saudável;
• Nutrir relacionamentos saudáveis;
• Estar em contato com a natureza sempre que possível;
• Reservar momentos para respirar conscientemente e meditar;
• Evitar exposição excessiva a notícias e redes sociais;
• Dormir bem.