Janeiro Branco: como buscar ajuda na rede SUS para cuidar da sua saúde mental?

Saúde municipal conta com profissionais preparados para ajudar pacientes que precisam de apoio emocional

O longo período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas passassem a entender melhor a importância de cuidar da saúde mental.

Este é o objetivo da campanha Janeiro Branco, realizada no início de todo ano, época em que geralmente existe preocupação excessiva, causada pelo tradicional anseio por renovação.

LEIA TAMBÉM: Saúde municipal oferece apoio para pacientes com ansiedade

Além de entender a importância de cuidar da saúde mental, é necessário também reconhecer quando é hora de buscar ajuda.

Se o sofrimento emocional está causando muitos pensamentos negativos, vontade de se prejudicar, variações de humor e até mesmo mudanças na saúde física, como insônia e perda de apetite, significa que um profissional deve ser consultado o quanto antes.

Onde buscar ajuda
Na cidade de São Paulo, todo atendimento médico tem a Unidade Básica de Saúde (UBS) como porta de entrada. A unidade mais próxima pode ser encontrada com ajuda da ferramenta Busca Saúde.

SAIBA MAIS: Impactos da pandemia na saúde mental devem ser tratados com atenção

Após o primeiro contato na UBS, a equipe pode fazer o encaminhamento do paciente para outros equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), de acordo com a necessidade de cada caso.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com a área de Saúde Mental que tem por objetivo promover programas com foco em reabilitação e apoio emocional, como o projeto Redenção. Para conhecer mais, acesse o link.