Hábitos saudáveis podem ajudar a evitar o câncer

O Dia Mundial do Câncer tem o intuito de ampliar o conhecimento sobre a doença

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, acontece o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a conscientização sobre a doença. 

É uma data importante, pois elucida a prevenção e os fatores de riscos da doença.  Segundo a OMS, o câncer ainda é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares. 

O que é popularmente conhecido como câncer é na verdade um conjunto de mais de 100 doenças geradas pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, dividem-se rapidamente, tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. Assim se dá a formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. A doença não tem uma causa única, externa ou interna, como hormônios e condições imunológicas.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença a cada ano no planeta. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas. 

A prevenção do câncer depende da mudança de diversos hábitos que podem contribuir para o seu surgimento, como os listados abaixo:

·         Não fumar

·         Adotar uma alimentação saudável

·         Manter o peso corporal adequado

·         Praticar atividades físicas

·         Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

·         Evitar comer carne processada

·         Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

·         Realizar exames periódicos na rede municipal de saúde.

Na cidade de São Paulo, a porta de entrada para o diagnóstico são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nos equipamentos é possível realizar exames e se necessário o cidadão será encaminhado para uma unidade especializada.

É possível consultar a unidade mais próxima de sua residência na página Busca Saúde.