Crianças se vacinam contra a Covid-19 na capital e fazem incentivo: "Pode vir sem medo para tomar vacina"

Unidades do município estão aplicando a primeira dose do imunizante em crianças de 5 a 11 anos de idade

Após alcançar uma boa cobertura vacinal da população adulta e dos adolescentes de 12 a 17 anos, a cidade de São Paulo avançou em sua campanha de vacinação contra a Covid-19 ao iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade. A vacinação desse grupo com a primeira dose do imunizante teve início em 17 de janeiro e, até então, já ultrapassou a marca de 60% da cobertura vacinal.

Ao todo, até a última quinta-feira (10), já foram aplicadas 734.354 doses em crianças de 5 a 11 anos, representando uma cobertura vacinal de 67,8%. A população total estimada para esse público é de 1.083.159 crianças.

Os números da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital podem ser consultados nos boletins Vacinômetro.

LEIA TAMBÉM: Saúde reforça cuidados para volta às aulas com segurança

Em uma parede branca estão colados balões coloridos. Atrás deles, está uma placa cinza com letras coloridas "To vacinado". Uma menina de aproximadamente sete anos está no centro, usando máscara roxa e segurando um certificado de coragem.

Capital aplica primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos (Foto: Divulgação/SMS)

Pietro Gomes, de sete anos, é uma das crianças que já receberam a primeira dose da vacina na capital. "Eu só tenho a agradecer que a gente está vivendo esse momento hoje. Isso aqui é um pulo, é um passo para essa vitória que a gente quer ter, à frente do coronavírus", comentou a mãe, Vitória Gomes.

Ela levou o filho para se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa II, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. "Pode vir sem medo para tomar vacina", complementou Pietro, que recebeu a dose tranquilamente.

SAIBA MAIS: Saúde responde nove dúvidas sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19

Para os pais, o avanço da vacinação infantil contra a Covid-19 no período de volta às aulas presenciais é um alívio ainda maior. Gislaine Moreira, mãe de Nicolly, conta que a filha ficou o ano passado em casa, sem acesso à rua, para que não corresse o risco de ser contaminada. "Eu não via a hora da vacinação para que agora ela possa ter uma vida normal. Ela está voltando para a escola e eu fico muito mais aliviada", disse.

Foto de um menino de aproximadamente cinco anos sentado em uma cadeira. Ele está usando a fantasia de um super-herói azul, Capitão América. Atrás dele, está uma parede branca.

Vacinação infantil está sendo realizada nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas do município (Foto: Divulgação/SMS)

Onde se vacinar
Crianças de 5 a 11 anos de idade podem ser vacinadas nas UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 8h às 19h.

Elas devem estar acompanhadas por um responsável adulto com documento de identificação, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Vale ressaltar que crianças de 6 a 11 anos de idade, incluindo as que possuem comorbidades, estão sendo vacinadas com a Coronavac. O público de 5 anos de idade recebe a Pfizer pediátrica, bem como as crianças de 5 a 11 anos com alto grau de imunossupressão.

Os endereços das UBSs e AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa.