Pets necessitam de cuidados reforçados durante o verão

As altas temperaturas podem trazer uma série de problemas para a saúde dos animais de estimação; confira alguns cuidados essenciais no calor

O verão é uma das épocas mais gostosas para apreciar momentos de lazer com o animal de estimação. No entanto, alguns cuidados precisam ser redobrados no calor para manter a saúde dos pets em dia.

É muito comum fazer caminhadas para aproveitar o clima ensolarado, mas é muito importante ficar atento à temperatura do piso. O ideal é evitar os horários com altas temperaturas, como por exemplo o sol do meio-dia, pois o pet pode queimar as patas ao passear no chão quente.

No calor também é mais comum eles apresentarem problemas de pele relacionados tanto à exposição ao sol, quanto aos parasitas, como picadas de insetos, pulgas ou carrapatos. Além disso, muitos animais gostam de se divertir nadando, portanto, o ideal é ficar atento na secagem dos pelos depois dessas atividades, visto que a pelagem úmida pode oferecer riscos à saúde dele.

A prevenção de pulga e carrapato deve ser ainda mais intensificada no verão. Nos petshops há diversos produtos para esta finalidade, próprios para a espécie, porte e peso do animal.

É recomendado para animais com pelagens claras a utilização de protetor solar específico para cães e gatos. A indicação é reaplicar a cada três horas. A ausência do protetor solar pode resultar em dermatites, queimaduras e até tumores na pele.

Assim como os humanos, os animais também podem se desidratar com mais facilidade no verão, por isso, é necessário sempre estimular a ingestão de água, podendo ser usado bebedouros automáticos no caso de gatos. Colocar uma pedra de gelo no pote de água também vai ajudá-los a se refrescarem.

Vale lembrar que algumas raças de cães têm muitos problemas com o calor. Aqueles do focinho achatado, tipo pug, bulldog e shih tzu, costumam ter problemas sérios de saúde que podem até levar à morte se submetidos as altas temperaturas. Dessa forma, os tutores devem ter bastante atenção e sempre deixá-los num local bem arejado.

Para aqueles cães que precisam utilizar focinheira na rua, a melhor neste caso é a de grade, pois ajuda o animal a respirar melhor, enquanto as outras podem fechar muito o focinho e prejudicar a respiração.

Cidade Amiga dos Animais

A rede municipal conta com três hospitais veterinários que oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são oito especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Os hospitais estão disponíveis exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Por conta da alta demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

Vale ressaltar que São Paulo já recebeu o terceiro lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais”, em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde/OMS.

Mais informações sobre os hospitais veterinários estão disponíveis aqui.