Quem pode receber a segunda dose adicional da vacina contra a Covid-19 na capital?

Saiba a documentação que o cidadão deve apresentar na unidade para receber a segunda dose de reforço

A cidade de São Paulo segue avançando cada vez mais em sua campanha de vacinação contra a Covid-19, como forma imprescindível para combater os sintomas graves da doença e garantir a segurança dos seus cidadãos.

Após alcançar uma alta taxa de cobertura vacinal do ciclo primário (primeira e segunda dose), a capital passou a aplicar uma dose de reforço para os adultos que receberam a segunda aplicação do imunizante há pelo menos quatro meses.

Para alguns grupos prioritários que já receberam essa primeira dose adicional, uma segunda dose de reforço já está disponível nas unidades de vacinação.

LEIA TAMBÉM: Quem se encaixa no grupo de alto grau de imunossupressão?

Grupos elegíveis para a segunda dose adicional
Na capital, dois grupos de pessoas já podem receber a segunda dose adicional da vacina contra a Covid-19. São eles:

1) Adultos com alto grau de imunossupressão que receberam a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses: na unidade, os cidadãos devem apresentar um documento de identificação, o cartão de vacinação contra a Covid-19 (físico ou digital) e um comprovante da condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica físicos ou digitais), contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão.

2) Adolescentes de 12 a 17 anos de idade com alto grau de imunossupressão, incluindo gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que receberam a primeira dose adicional da Pfizer há pelo menos quatro meses: na unidade, os adolescentes devem apresentar também um documento de identificação, o cartão de vacinação contra a Covid-19 (físico ou digital) e um comprovante da condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica físicos ou digitais), contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão.

Eles podem se vacinar desacompanhados, mas devem apresentar uma autorização assinada por um responsável, conforme o modelo que está disponível na página Vacina Sampa.

Vale lembrar que os jovens devem tomar duas doses adicionais exclusivamente do imunizante da Pfizer.

LEIA MAIS: Saiba a importância de receber a dose adicional da vacina

A aplicação da segunda dose adicional para os dois grupos está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), megapostos e drive-thrus, durante o período em que estiverem em funcionamento.

Os horários e endereços dos postos, bem como a lista do que é considerado alto grau de imunossupressão, podem ser consultados na página Vacina Sampa.