Caps da capital oferecem acolhimento e tratamento para pessoas dependentes de álcool e drogas

Saiba mais sobre esse serviço que ajuda a combater as drogas e o alcoolismo na capital

Considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso excessivo de substâncias como álcool, cigarro, cocaína e outras drogas é uma questão de saúde pública que preocupa o mundo inteiro, principalmente após a pandemia de Covid-19, que pode ter provocado um aumento de casos.

Neste 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de procurar ajuda profissional, seja para si mesmo ou para outra pessoa que esteja precisando de auxílio.

LEIA TAMBÉM: Médicos alertam para o aumento do consumo de álcool e outras drogas

Onde receber ajuda
Na cidade de São Paulo, as pessoas que estão lidando com a dependência de álcool, tabaco e outras drogas podem contar com o acolhimento, orientação e tratamento oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD), equipamentos da área de Saúde Mental da SMS.

Presentes em todas as regiões da capital, os Caps oferecem atendimento ao público com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

SAIBA MAIS: Serviço de atendimento remoto permite cuidar da saúde mental sem sair de casa

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para qualquer tipo de atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Após o primeiro contato, as UBSs podem fazer o encaminhamento do paciente para os Caps.

Os endereços das UBSs podem ser consultados com a ferramenta Busca Saúde.