Ressaca de Carnaval? Saiba como amenizar o mal-estar após o feriado

Dor de cabeça, enjoo e boca seca são sintomas comuns da ressaca após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Após o feriado prolongado de Carnaval, muitas pessoas podem ficar com dor de cabeça, sensibilidade ao som e à luz, enjoo e dores no corpo, além da sensação de boca seca e muita sede.

Esses sintomas são comuns da ressaca, que ocorre quando o organismo sofre um desequilíbrio causado pelo consumo excessivo de álcool, bastante recorrente em períodos de festas e feriados.

LEIA TAMBÉM: 4 sinais de estresse e como controlá-los

Para combater esse mal-estar, basta adotar práticas necessárias para ajudar o organismo a restabelecer seu equilíbrio. Veja as principais recomendações:

1. Beba bastante água
Como as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético no organismo, o recomendado é que a pessoa beba bastante água durante o dia para recuperar a hidratação.

2. Alimente-se de forma adequada
Depois de exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, não é indicado alimentar-se com comidas que não são saudáveis. Por isso, dê preferência aos alimentos com mais benefícios à saúde, como verduras, legumes e frutas, para ajudar o organismo a eliminar mais facilmente as toxinas produzidas pelo fígado devido ao álcool.

3. Descanse bastante
Repousar é um hábito sempre necessário para ajudar o organismo a se recuperar de qualquer mal-estar. Portanto, não se deve emendar um feriado prolongado com outra festa e, consequentemente, mais consumo de álcool. O corpo precisa de um descanso para restabelecer as energias.

Vale lembrar que se o cidadão sentir qualquer sintoma mais forte, deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.