Prefeitura lança Avança Saúde Mulher

Serão realizados exames e atendimentos médicos, além de atividades educativas sobre a saúde feminina ao longo do mês de março

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove no próximo sábado (12), o Avança Saúde Mulher. Trata-se de uma iniciativa para intensificar a realização de exames ginecológicos das paulistanas. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março.

Os atendimentos serão realizados em cerca de 70 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) polos, para todas as mulheres que residem na capital paulista. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Devido à importância do diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e de mama, haverá atendimento médico, coleta de papanicolau, mamografia, revisão do cartão da gestante, orientação sobre os métodos contraceptivos e boas práticas alimentares, estímulo à atividade física e prevenção à incontinência urinária por meio de exercícios específicos. As mulheres também receberão encaminhamentos para exames em diferentes especialidades que deverão ser realizados na rede municipal de saúde.

As UBSs polos participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), busca ativa com agentes comunitários para sensibilização da importância de exames preventivos e temas de prevenção à violência contra a mulher. Também serão oferecidos testes rápidos de sífilis e HIV.

"Esse é um trabalho importante, que ocorre durante todo o ano e que será intensificado nessas datas. A promoção do autocuidado da mulher, com toda a orientação das nossas equipes, é essencial para a prevenção das doenças, diz a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária, Sandra Sabino.

Para atender o maior número de mulheres, a iniciativa também será realizada no sábado, dia 26 de março.

Compõe ainda as iniciativas voltadas à saúde da mulher a ampliação do programa Mãe Paulistana. "Ele agora está de cara nova, antes, nós monitorávamos apenas as gestações de risco. Agora, todas as gestantes da cidade de São Paulo. Isso é muito importante porque nós acompanhamos todo a gestação e identificamos um lugar seguro para que essas mulheres tenham os seus bebês. E, quando a criança nasce com a indicação de alguma deficiência, ela automaticamente passa a ser acompanhada em nossos centros de reabilitação pelo período de dois anos", explica Sandra.

As UBSs mais próximas de sua residência podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde.

As UBSs polos podem ser consultadas neste link.