O que é hipertireoidismo, quais são os sintomas e como tratar?

Assim como o hipotireoidismo, a doença é mais comum em mulheres

O hipertireoidismo é caracterizado pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pelo estímulo do metabolismo e com influência na atividade do sistema nervoso.

Assim como o hipotireoidismo, o distúrbio também é mais comum em mulheres, mas os sintomas são bem diferentes. Os principais sinais de hipertireoidismo são emagrecimento, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), irritabilidade e insônia.

LEIA TAMBÉM: O que é hipotireoidismo?

Prevenção, diagnóstico e tratamento
Vale ressaltar que o hipertireoidismo pode ser prevenido com uma boa alimentação, já que o excesso de sal, de gorduras saturadas e alimentos industrializados prejudica a fabricação dos hormônios na tireoide.

Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência para investigar os sintomas. O diagnóstico do distúrbio é feito com exames de sangue.

Se a suspeita for confirmada, o paciente receberá uma orientação sobre o tratamento adequado, dependendo de cada caso, com acompanhamento de um endocrinologista e dosagem hormonal verificada periodicamente.

Os endereços das UBSs podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.